Plug-in é a nova exposição de Joana
Vasconcelos no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, nos dois edifícios e
nos pátios
Ligar, como está ligada Joana Vasconcelos ao Museu da Electricidade, agora Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, o MAAT, ela que foi a primeira vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2000, criado por João Pinharanda, que agora o curador desta exposição e que escolheu precisamente há 23 anos a jovem artista, que é hoje é universal, ver o futuro, nessa primeira escolha.
Agora é um regresso, a juntar a outros que fez ao Museu noutras ocasiões, com peças que já ali estiveram, mas muitas que nunca foram vistas em Lisboa, essa foi uma linha escolhida por Joana Vasconcelos com o curador João Pinharanda.
João Pinharanda chegua ao titulo desta exposição, que apesar de não ser uma retrospetiva vai de 2000 até agora a 2023 e já que estamos a falar de electricdade, plug in, as peças quase todas, têm esta ligação à luz, a luz que se acende.
No MAAT Gallery, são apresentadas quatro obras: a inédita Drag Race, 2023, que estabelece um diálogo com War Games, 2011, duas viaturas convencionais transformadas em obras de arte, a primeira exuberantemente ornamentada com talha dourada e plumas e a segunda coberta com espingardas brinquedo e recheada com bonecos de peluche. Da Ásia chega a tentacular escultura têxtil Valkyrie Octopus criada em 2015 para o casino MGM Macau; pela primeira vez na Europa, será suspensa na Galeria Oval.
A estas obras da produção mais recente de Joana Vasconcelos, junta-se uma outra da Coleção de Arte Fundação EDP, Strangers in the Night, de 2000.
Duas peças que já estiveram no Guggenheim Museum de Bilbau são apresentadas pela primeira vez em Lisboa: a máscara de espelhos popularizada com o título I"ll Be Your Mirror, 2019 e o gigantesco anel Solitário (2018), ambas instaladas no exterior do museu.
Plug-In, exposição de Joana Vasconcelos, nos dois edificios do MAAT, em Lisboa, foi inaugurada, na sexta feira passada, 29 de setembro e vai até ao final de março do próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário