terça-feira, 25 de abril de 2023

Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas

O edifício do Posto de Comando do MFA, instalado no Regimento de Engenharia nº 1 da Pontinha, embora sem qualquer valor arquitetónico, procura salvaguardar a memória histórica associada ao local que acolheu o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, responsável pela condução das operações militares contra o regime ditatorial em vigor até 25 de Abril de 1974.

O programa do MFA foi dado a conhecer ao país a partir de um pavilhão pré-fabricado, onde foi montada a sala de operações, que reunia um conjunto de equipamentos como rádios, telefones e transmissores, assim como armas, munições e mapas.

Neste local estiveram detidos Marcelo Caetano, conduzido pelo capitão Salgueiro Maia, Silva Pais, director da PIDE/DGS e Ruy Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Núcleo Museológico do MFA, instalado no referido pavilhão, reproduz esse espaço no dia 25 de Abril de 1974, com a Sala de Operações integralmente montada, uma sala de exposição permanente e uma sala de exposições temporárias, um auditório e uma sala de audiovisuais.

Este imóvel encontra-se Em Vias de Classificação






































segunda-feira, 24 de abril de 2023

Exposição "Políticas de Habitação em Lisboa – da Monarquia à Democracia",

As políticas de habitação promulgadas nos últimos duzentos anos em Portugal moldaram de forma indelével as cidades sendo particularmente estimulante observar o que sucedeu em Lisboa.

De certa forma, abordar a experiência da capital permite refletir sobre o caso nacional, uma vez que as medidas implementadas foram frequentemente pioneiras e influenciaram o restante país. A abundante experiência da capital no domínio habitacional e o modo como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa revelam-se através de elementos como a arquitetura, a morfologia, o desenho urbano, assim como dos seus destinatários.

A exposição Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia, promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa, apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos 200 anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização.

Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa.













































 






Estoril anos 30