O edifício do Posto de Comando do MFA, instalado no Regimento de Engenharia nº 1 da Pontinha, embora sem qualquer valor arquitetónico, procura salvaguardar a memória histórica associada ao local que acolheu o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, responsável pela condução das operações militares contra o regime ditatorial em vigor até 25 de Abril de 1974.
O programa do MFA foi dado a conhecer ao país a partir de um pavilhão pré-fabricado, onde foi montada a sala de operações, que reunia um conjunto de equipamentos como rádios, telefones e transmissores, assim como armas, munições e mapas.
Neste local estiveram detidos Marcelo Caetano, conduzido pelo capitão Salgueiro Maia, Silva Pais, director da PIDE/DGS e Ruy Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros.
O Núcleo Museológico do MFA, instalado no referido pavilhão, reproduz esse espaço no dia 25 de Abril de 1974, com a Sala de Operações integralmente montada, uma sala de exposição permanente e uma sala de exposições temporárias, um auditório e uma sala de audiovisuais.
Este imóvel encontra-se Em Vias de Classificação