sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Resumo da Nauticampo 2023 “ RESCALDO “



No passado recente de 8 a 12 fev 2023  realiza-se a 53ª  edição da Nauticampo, em Lisboa, na Fil - Feira Inte​rnacional de Lisboa. Esta feira faz  já parte do calendário dos amantes das actividades de lazer outdoor, sendo o maior evento de Actividades Náuticas, Lazer ao Ar Livre, Desporto e Aventura em Portugal e um dos mais antigos da Europa. ​

 A Nauticampo - Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto Aventura, Caravanismo e Piscinas, tem, desde o primeiro dia, cruzado gerações e proporcionado aos seus visitantes a oportunidade de contactarem de perto com as mais recentes novidades e, aos expositores, a possibilidade de concretizarem negócios com os milhares que a ela acorrem anualmente.














































Jardim da Praça do Império

Jardim construído por altura da "Exposição do Mundo Português" (1940), evento comemorativo dos 800 anos da Independência de Portugal e dos 300 anos da Restauração da Independência, da autoria do arquiteto Cottineli Telmo. É também desta época a Fonte Luminosa existente no centro do jardim.

Existe um Relógio de Sol, sendo que, todos estes elementos são construídos em mosaico-cultura, e dois lagos no topo sul do jardim, encimados por dois imponentes grupos escultóricos, representando figuras míticas de dois cavalos com cauda de animais marinhos.

Na envolvente do jardim encontra-se o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, centro de exposições e espetáculos, o Planetário, o Museu da Marinha e o Padrão do Descobrimentos.

Após obras de recuperação e de requalificação o jardim foi inaugurado a 14 de fevereiro de 2023.

Foram retomadas características do desenho de 1940 mantendo-se a exata geometria baseada no quadrado original, houve um aumento da área verde permeável, com a ampliação do jardim para sul e a plantação de novas árvores, foi criado um jardim de plantas, com espécies vegetais representadas em escultura na pedra do Mosteiro dos Jerónimos, e houve uma reinterpretação dos brasões das capitais de distrito em calcada artística. 

















































Estoril anos 30